OU

Aterramento Elétrico: como especificar o conector a compressão ideal

Em instalações elétricas, o aterramento é essencial para a segurança, proteção de equipamentos e estabilidade do sistema.
Aterramento Elétrico: como especificar o conector a compressão ideal

Em instalações elétricas, o aterramento é essencial para a segurança, proteção de equipamentos e estabilidade do sistema. Mas para que tudo funcione corretamente, a escolha do conector para ligar cabos e hastes precisa ser feita com critério.

Na edição deste mês da Newsletter Contato Elétrico, você conhecerá os tipos de conectores de aterramento a compressão da AXT, qual a diferença entre eles e como especificar a opção certa para o seu projeto.

Boa leitura!


Por que escolher o conector certo para Aterramento Elétrico é tão importante?

O aterramento é uma das etapas mais críticas de uma instalação elétrica. É ele que direciona correntes de fuga para o solo, protegendo pessoas, equipamentos e estruturas. Mas, para que isso funcione de forma segura e eficiente, o conector de aterramento precisa ser o mais adequado à aplicação.

Se o conector for inadequado, mal dimensionado ou de material incompatível, os riscos são grandes:

  • Aumento da resistência elétrica, comprometendo a eficácia do aterramento;
  • Aquecimento e falhas por sobrecarga;
  • Corrosão e oxidação precoce;
  • Não conformidade com normas técnicas, colocando a instalação fora dos padrões de segurança.

Um bom conector garante continuidade elétrica, durabilidade e segurança. Por isso, não é um detalhe — é uma escolha técnica que faz toda a diferença.


O que é um Conector de Aterramento e qual a sua função?

Os conectores de aterramento a compressão são acessórios utilizados para realizar a conexão de partes do circuito, como por exemplo ligar uma haste de aterramento a um circuito de SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas) – o popularmente conhecido como para raio, ou até mesmo para montagem de uma malha de aterramento, seja ela enterrada/concretada ou sobreposta ao chão.

Sua função primordial é garantir a melhor condutividade possível para o cabo, especialmente quando ocorre um corte, intersecção ou emenda. Quando a conexão de aterramento não é bem feita, ocorre perda de condutividade.

                       
Conector de aterramento a compressão e os outros tipos existentes no mercado: qual a diferença?
Existem diversos tipos e modelos de conectores de aterramento. Porém, nos casos em que é necessário ou se deseja enterrar ou concretar os conectores sem o uso das caixas de inspeção é normatizado pela UL467 o uso dos conectores de aterramento por solda exotérmica ou compressão.

  • Solda Exotérmica
Já a solda exotérmica é o processo de fusão molecular entre dois condutores de aterramento, podendo ser cabo x cabo ou cabo x haste. A fusão é realizada em um cadinho, um molde de grafite projetado para executar a soldagem, que possui uma baixa vida útil.  O resultado é uma união permanente entre os metais condutores. A soldagem apresenta uma condutividade elétrica satisfatória, porém inferior à dos conectores de aterramento.

  • Conector de Aterramento a Compressão 
É um conector de liga de cobre aplicado por meio de uma ferramenta hidráulica e a matriz correta para aplicação, que comprime o conector sobre o condutor.

Ele realiza a conexão cabo-cabo ou cabo-haste em sistemas de aterramento num processo que, ao invés de fundir metais em uma solda exotérmica, é realizada uma compressão dos componentes para que eles sejam incorporados de forma segura na malha de aterramento.

Através deste método, obtém-se uma condutividade excelente entre a haste e o cabo ou no caso das emendas cabo e cabo com mais segurança, qualidade e confiabilidade que o método exotérmico.



Principais características do Conector de Aterramento a Compressão:

  • Fabricado em cobre eletrolítico estanhado
  • Excelente condutividade elétrica
  • Alta resistência à corrosão
  • Instalação fácil, rápida e limpa
  • Atividade mais segura
  • Fácil inspeção
  • Pode ser instalado em ambientes úmidos, enterrado diretamente no solo ou concretado
  • Ferramental muito mais durável
Aplicações:
Muito usado em instalações industriais, painéis elétricos e sistemas de SPDA (para-raios).


O que levar em conta ao especificar o conector a compressão certo para seu sistema de Aterramento Elétrico?

Escolher o conector de aterramento a compressão ideal exige atenção a alguns fatores. Veja os principais que você deve considerar.

1. Tipo da Conexão

Conexão entre cabos: utilize o conector CAC
O conector CAC é utilizado para emenda de cabo x cabo em conexão de derivação ou cruzada por compressão em aterramento.



Conexão entre cabo e haste: utilize o conector CAG
Já se a sua conexão no sistema de Aterramento Elétrico for entre cabo e haste, deverá utilizar o modelo de conector CAG da AXT.
Os conectores de aterramento a compressão (cabo x haste) – Linha CAG – podem ser utilizados como conectores de derivação, ou como emenda sobrepostas em conexões cabo-haste, podendo também ser utilizado em conexões cabo-cabo.


2. Tamanho da Haste de Aterramento
Para conexão de hastes de aterramento de 1/2" a 5/8”, utilize o modelo de conector CAG1258.

Para a conexão de hastes de aterramento de 5/8” a 3/4”, utilize o modelo de conector CAG5834.

Lembrando que ambos podem ser utilizados para derivação e emendas sobrepostas em conexões entre hastes e também entre cabos.


3. Seção do Condutor (Derivação)
Outro fator a ser considerado na escolha do conector de aterramento a compressão correto é a seção do condutor. 





Dica adicional:

A numeração após o traço no código do produto indica a maior bitola que pode ser utilizada em derivação.


Na linha de produtos da AXT, você encontra conectores e terminais confiáveis para o seu sistema de aterramento elétrico.

Fale com nossa equipe no WhatsApp (11) 94264-7834 ou acesse o catálogo online